Já está resolvida a maioria das inconsistências identificadas nos Demonstrativos de Saúde da Real Grandeza, em relação aos dados inicialmente enviados para a Receita Federal, para fins de declaração do Imposto de Renda de 2023, ano base 2022.
Tais inconsistências decorrem da troca do Sistema de Gestão de Saúde, iniciada em abril de 2022.
Um novo arquivo, corrigido, foi enviado para a Receita, na última sexta-feira, dia 28 de abril, ficando ainda pendentes de solução Demonstrativos de 114 beneficiários titulares de planos de saúde que, por condições muito específicas, necessitam de ajustes, que estão sendo tratados em regime de urgência.
ACESSE AQUI e verifique se o seu IDFRG faz parte da lista de Demonstrativos que ainda não estão disponíveis (IDFRG é aquele número que pode ser encontrado no verso dos cartões de saúde da Real Grandeza).
Para esse grupo, cujas informações ainda não aparecem totalmente conciliadas com o arquivo gerado para a Receita Federal, ao digitar o IDFRG, o beneficiário receberá a seguinte mensagem: “Em processamento”. Nesses casos, a Real Grandeza orienta a fazer contato com a Gerência de Relacionamento com o Participante, nos telefones (21) 2528-6800 ou 0800-282-6800.
Caso não faça parte desse grupo, o beneficiário receberá a seguinte informação ao inserir o seu IDFRG: “Dados disponíveis”. Nesse caso, basta entrar no portal da Real Grandeza, clicar em “beneficiários”, inserir login e senha, escolher a seção "Relatórios" e acessar os arquivos “Relação de Pagamentos (IRPF)” e “Demonstrativo de Reembolso”.
A Real Grandeza alerta que, após o envio do arquivo retificado, a atualização das informações na base de dados da Receita Federal ocorre automaticamente, na média, em até 48 horas, tempo necessário para que os novos dados sejam reconhecidos e não apresentem eventuais divergências com os Demonstrativos dos beneficiários.
Desde o aparecimento dos primeiros problemas, técnicos das equipes da Fundação estão trabalhando diretamente na sede da fornecedora do Sistema de Gestão da Saúde, em Belo Horizonte, e lá vão permanecer até que as últimas inconsistências ainda presentes entre os Demonstrativos dos 114 beneficiários e o arquivo das despesas médicas gerado para a Receita Federal estejam sanadas. Outras equipes estão trabalhando na sede da FRG, em esquema de plantão permanente, inclusive nos fins de semana e feriados.
Nesse período, foram identificados e resolvidos problemas tais como lançamentos de coparticipação equivocadamente registrados pelo Sistema em nome de dependentes, quando, na verdade, se referiam a despesas dos titulares dos planos; mensalidades já pagas pelos usuários, sem a devida baixa no Sistema; despesas de coparticipação que não estavam aparecendo nos Demonstrativos; ou despesas de coparticipação adequadamente registradas, mas não reconhecidas no arquivo de despesas médicas gerado pela Fundação para envio à Receita Federal, dentre outros.
Ativos de Furnas
Cabe informar aos empregados de Furnas que informações de despesas com mensalidades e de coparticipação do Plano Electra constam no informe emitido pela Patrocinadora. O mesmo ocorre com os Programas de Benefícios à Saúde ou Promoção e Qualidade de Vida, quando estes forem dedutíveis do Imposto de Renda.
Nos demonstrativos emitidos pela Real Grandeza para os beneficiários do Electra, constam apenas as informações referentes ao Plames e ao reembolso de despesas médicas.
ACESSE AQUI e saiba como Emitir o Seu Demonstrativo de Saúde
Em caso de dúvidas, participantes e assistidos beneficiários dos Planos de Saúde da Real Grandeza devem buscar informações somente nos canais oficiais da Fundação.
Para mais informações entre em contato com a Gerência de Relacionamento com o Participante, nos telefones(21) 2528-6800 ou 0800-282-6800.
A Real Grandeza agradece a compreensão frente a eventuais transtornos ocasionados.
(03/05/2023)