Confira o material preparado pela área de saúde sobre o Plames Ideal
A Real Grandeza preparou um conjunto de perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas a respeito do Plames Ideal. Esse material vai ser periodicamente atualizado.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Gerência de Relacionamento com o Participante pelos telefones (21) 2528-6800 ou 0800-282-6800, para esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto.
Pergunta 1: Quem pode fazer parte do PLAMES IDEAL?
R: O PLAMES IDEAL é destinado a ex-empregados, aposentados e pensionistas, desde que participantes de planos previdenciários da Real Grandeza e que sejam residentes do município do Rio de Janeiro.
Pergunta 2: Caso os dependentes e agregados queiram migrar para o PLAMES IDEAL mas o titular queira permanecer em plano atual, é possível? E o contrário: o titular queira migrar para o PLAMES IDEAL mas os dependentes e agregados queiram permanecer em seus planos atuais, é possível?
R: Sim, titulares, agregados e dependentes podem ficar em planos distintos.
Pergunta 3: Onde posso encontrar a rede credenciada?
R: Informações como rede credenciada, características do plano, regulamento e etc, podem ser encontradas no site (CLIQUE AQUI).
Pergunta 4: O PLAMES IDEAL cobre cirurgia de catarta e lentes?
R: Sim, a cirurgia de catarata está prevista no ROL (Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A cirurgia de catarata, que inclui facectomia com lente intraocular (com ou sem facoemulsificação), é um procedimento obrigatório para os planos de saúde regulamentados
O PLAMES IDEAL possui cobertua completa para o ROL da ANS.
Para saber a lista completa de procedimentos e eventos previsto no ROL da ANS acesse o site (CLIQUE AQUI)
Pergunta 5: Eu e meu pai (meu dependente) somos pacientes oncológicos e estamos sendo acompanhados por médicos oncológicos da Rede D´or. Caso migremos para o plano PLAMES IDEAL, vamos poder continuar ser acompanhado por esses médicos?
R: O prestador credenciado para oncologia é o grupo Américas, mais conhecido como DASA Oncologia. Neste caso, ao migrar para o PLAMES IDEAL você e seu pai passarão a ser atendidos pelo DASA Oncologia, sem qualquer prejuízo ou interrupção dos tratamentos atuais.
Pergunta 6: O PLAMES IDEAL tem cobertura Odontológica?
R: O Plames IDEAL tem segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, sem cobertura odontológica.
Pergunta 7: Meu filho faz uso de medicamento de alto custo. Como fica a situação dos beneficiários que usam esse tipo de medicamento? E o acompanhamento?
R: O fluxo do medicamento de alto custo faz parte dos procedimentos e eventos previstos no ROL da ANS. Ao migrar para o PLAMES IDEAL, ele manterá o recebimento da medicação. A diferença é que ele passará a ser acompanhado pelo médico de referência da clínica e, sendo necessário, será encaminhado ao especialista.
Cabe observar que, o medicamento de alto custo deve seguir as diretrizes de utilização (DUT) que define os critérios para que aquele procedimento seja de cobertura obrigatória.
Pergunta 8: Após uma emergência hospitalar, que resultou em uma internação, haverá coparticipação?
R: A cobrança de coparticipação ocorre somente em duas situações:
Em caso de atendimento em Pronto Atendimento que não gere internação, o beneficiário deverá arcar com a coparticipação de 30% do custo final do evento, limitada ao teto de R$ 200,00.
No caso da internação psiquiátrica prevista no regulamento do Plano, haverá coparticipação de 50% incidente sobre o valor dos serviços utilizados, quando ultrapassados 30 dias de internação, contínuos ou não, por ano de adesão do beneficiário, não cumulativos.
Pergunta 9: Haverá carência em caso de migração?
R: Beneficiários elegíveis podem migrar de plano sem precisar cumprir novos prazos de carência, conforme as regras da ANS.
Pergunta 10: Qual o tempo estimado de espera médio para o agendamento efetivo em consulta do médico de família?
R: O tempo estimado de espera para agendamento de consulta com médico de família pela ANS varia entre 7 e 14 dias úteis, dependendo da urgência da consulta.
Pergunta 11: Os serviços da rede credenciada aceitam pedido de médicos particulares?
R: Não. A rede credenciada está apta a receber pedidos e encaminhamentos da equipe de cuidado da Clínica Porta de Entrada.
Pergunta 12: Terei direito a reembolso em livre escolha?
R: Por se tratar de um plano com rede referenciada e sem livre escolha de prestadores, não há previsão de reembolso.
Pergunta 13: Meus filhos tiveram plano de saúde da Real Grandeza e migraram para a Amil. Eles poderão voltar?
R: Sim, será possível aderir ao PLAMES IDEAL.
Pergunta 14: Haverá a possibilidade de consultas domiciliares para idosos com problemas de mobilidade?
R: Não. O PLAMES IDEAL não prevê o Programa de Monitoramento de Idosos. Para casos de mobilidade reduzida, o PLAMES IDEAL oferece atendimento on-line com a equipe de cuidado da Clínica Porta de Entrada.
Pergunta 15: Hoje, no Plano de saúde Plames Aurum, eu tenho profissionais que já me atendem há muitos anos. O médico de família irá direcionar para esses profissionais especializados ? O PLAMES IDEAL terá o benefício de gratuidade para medicamentos de uso contínuo ?
R: O PLAMES IDEAL possui uma rede referenciada própria e, sendo necessário, o médico responsável pela coordenação do seu cuidado encaminhará para os especialistas do novo plano.
O PLAMES IDEAL não prevê a entrega ou reembolso de medicamentos de uso contínuo, uma vez que se trata de um programa específico do Plames Aurum.
Pergunta 16: Caso faça a migração do Plames Aurum para o PLAMES IDEAL e, posteriormente, queira voltar para o Plames Aurum, terei que cumprir carência?
R: Sim. Por se tratar de uma migração para um plano superior, o beneficiário deverá cumprir carência, observando sempre o que está previsto pela ANS.
Pergunta 17: Como fica a situação de quem tem plano de operadoreas de mercado e deseja migrar para o PLAMES IDEAL ? Posso incluir enteado?
R: Quem está em plano externo e se enquadra nas regras de elegibilidade, poderá aderir ao PLAMES IDEAL a partir de 01/07/2025.
Filhos e enteados que estejam ligados ao beneficiário titular, também poderão ingressar no PLAMES IDEAL.
Pergunta 18: O novo plano oferece homecare?
R: Benefícios não obrigatórios segundo o rol da ANS, como vacinas e programas especiais - Programa de Atendimento Domiciliar Ambulatorial(PADA) e Assistência Médica Domiciliar Alternativa - homecare(AMDA) – não são cobertos pelo novo plano.
Pergunta 19: Haverá emergência na Clínica de Porta de Entrada?
R: A Clínica de Porta de Entrada do PLAMES IDEAL oferece atendimentos vooltados para a atenção primária à saúde. Em casos de urgência e emergência, o beneficiário deverá se dirigir para o hospital da rede referenciada do PLAMES IDEAL.
(06/06/2025)