Os beneficiários que desejarem realizar migração entre planos de saúde devem preencher um único formulário – que pode ser obtido no site da Real Grandeza (Acesse aqui para baixar o documento) ou nos postos de atendimento da Central de Relacionamento com o Participante – e encaminhá-lo por e-mail para o endereço grp@frg.com.br ou entregá-lo no próprio posto de atendimento.
O formulário deve ser assinado pelo titular e, antes de formalizar a decisão, o beneficiário deve estar atento a importantes detalhes, como data da movimentação, características de cada plano e carências, entre outros aspectos.
Importante: em caráter excepcional e provisório, especialmente por conta do reequilíbrio das mensalidades, caso o beneficiário titular esteja impedido de exercer sua vontade, um Termo de Responsabilidade poderá ser apresentado para solicitar a movimentação.
O Termo de Responsabilidade deve assinado prioritariamente pelo:
1- Cônjuge ou companheiro(a);
2- Ascendentes (pai ou mãe); ou
3- Descendente mais próximo.
Em seguida, é importante que a alteração venha a ser confirmada pelo beneficiário titular ou pelo curador estabelecido judicialmente, com o envio de formulário de alteração atualizado, devidamente preenchido e assinado.
CLIQUE AQUI e baixe o Termo de Responsabilidade.
CLIQUE AQUI para baixar o formulário de alteração.
Caso a incapacidade seja permanente, envie e-mail para grp@frg.com.br para informações adicionais.
PRAZOS
O beneficiário pode realizar movimentações na data que lhe for mais conveniente, porém, é importante lembrar que os planos da Real Grandeza funcionam na modalidade pré-pagamento, ou seja, se o beneficiário deseja iniciar um mês em determinado plano, a movimentação deve ocorrer até o dia 5, ou dia útil anterior caso seja final de semana, do mês antecessor.
Quando a movimentação é realizada até o dia 5: a folha que fecha em 5 de junho, por exemplo, contém informações referentes ao período de cobertura que se inicia em 1º de julho.
Com isso, até 30 de junho, a cobertura será pelo plano anterior.
Quando a movimentação é realizada após o dia 5: beneficiários que optarem pela migração entre 6 de junho e 5 de julho, por exemplo, estarão cobertos pelos novos planos a partir de 1º de agosto. Portanto, nesse caso, até 31 de julho a cobertura será pelo plano antigo.
Atenção! Essa informação também é importante para os beneficiários que estejam próximos do fim de prazos relativos a planos de incentivo. Com isso, é importante o contato com a Real Grandeza cerca de 40 dias antes da data do término de cobertura pelo plano empresarial.
CARÊNCIAS
De acordo com os parâmetros definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a compatibilidade de planos para portabilidade de carências é definida por meio do valor praticado para a mensalidade do plano (o plano de origem deve ter preço igual ou superior ao plano de destino).
A migração dos planos empresariais (planos de ativos) para os planos Plames – sejam eles Salutem, Salvus, Aurum ou Executivos – não terá carência.
Já as migrações dos planos Salutem para planos superiores Salvus, Aurum ou Executivos terão carência, assim como migração do Salvus para os planos Executivos ou Aurum.
POSSO MIGRAR PARA QUALQUER PLANO?
Dependentes e agregados podem estar em planos equivalentes ou inferiores ao do titular, mas não podem estar plano superior. Ou seja, um titular do Plames Especial poderá migrar sua esposa e filhos para o Salvus, mas não poderá migrá-los para o Aurum, por exemplo.
Planos de nível 1: Plames Básico, Plames Salutem Regional, Plames Salutem RJ, Básico, Salutem Regional e Salutem RJ.
Planos de nível 2: Plames Especial, Plames Salvus Regional, Plames Salvus RJ, Especial, Salvus Regional e Salvus RJ.
Planos de nível 3: AIS de Furnas, Electra Empresarial, Real Grandeza, Eletronuclear, Plames Aurum, Plames Executivo, Plames Executivo Plus, Aurum, Executivo e Executivo Plus.
COBERTURAS, ABRANGÊNCIA E REDE HOSPITALAR
Cada plano de saúde possui características próprias. Por isso, é importante conhecer bem cada um deles e ver se eles se adequam às suas necessidades.
Veja abaixo características resumidas de cada um deles:
- Básico: plano de abrangência nacional com comercialização suspensa.
- Salutem Regional e Salutem RJ: planos regionais, com cobertura de acordo com o Rol de Procedimentos da ANS, cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, ampla rede credenciada, acomodação enfermaria e sem opção de livre escolha (reembolso).
- Especial: plano de abrangência nacional com comercialização suspensa.
- Salvus Regional e Salvus RJ: planos regionais, com cobertura de acordo com o Rol de Procedimentos da ANS, cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, ampla rede credenciada e sem opção de livre escolha (reembolso). Diferenças em relação aos planos Salutem são rede hospitalar e acomodação privativa.
- Executivo e Executivo Plus: planos nacionais com cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, extra Rol ANS, com cobertura para vacinas, acomodação privativa, opção por livre escolha (reembolso) e com cobertura para gastos com cuidador.
- Aurum: abrangência nacional, cobertura ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, acomodação privativa e livre escolha (reembolso). Neste plano também está contemplado o Programa de Medicamentos, que fornece ou reembolsa medicamentos de uso contínuo no tratamento de doenças crônicas ambulatoriais.
A cobertura do Programa de Medicamentos do Aurum prevê um limite anual de até R$ 8.000,00 por grupo familiar, por cada ano de contrato.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para mais detalhes sobre cada um deles, acesse os links a seguir:
- Básico, Especial, Executivo e Executivo Plus
- Saltuem RJ, Salutem Regional, Salvus RJ e Salvus Regional
- Aurum
Caso não encontre respostas para todas as dúvidas, envie mensagem para grp@frg.com.br, procure um posto de atendimento presencial da Central de Relacionamento ou ligue para o telefone 0800 888 8123.
+ Informações
Acesse aqui a tabela de mensalidades 2023/2024
( Publicada em 02/06/2023 e atualizada em 15/08/2023)