A Real Grandeza reitera que é direito dos eleitores – participantes e assistidos da Real Grandeza – escolher os candidatos de sua prefêrencia para exercer mandatos nos colegiados da Entidade.
Da mesma forma, no processo eleitoral também é possível optar pelo voto nulo ou branco. Nessas situações, os votos são considerados inválidos. Ou seja, não são computados a favor de candidatura alguma.
Durante o webinar acerca do sistema de votação eletrônica, promovido pela Real Grandeza, na segunda-feira, dia 18 de novembro, houve simulação da votação e as telas contendo as opções de votos brancos e nulos foram apresentadas.
É importante destacar que o eleitor pode invalidar seu voto, mas essa opção não tem efeito sobre o processo eleitoral em si. Isso porque votos brancos e nulos não têm a capacidade de anular uma eleição, uma vez que apenas os votos válidos são considerados para fins de apuração dos resultados, sendo eleito o candidato mais votado para o respectivo cargo, independentemente do número total de votos válidos.
+ Informações