Novidades e Destaques
Real Grandeza adota IA na auditoria das contas médicas

O uso de tecnologias de inteligência artificial (IA ou AI, da sigla em inglês) agora faz parte do processo de faturamento das contas médicas da Real Grandeza. Desde o mês de maio, a área de saúde da FRG passou a contar com o auxílio de ferramentas de IA para identificar erros, e até mesmo possíveis irregularidades no processo.


A ação, em parceria com a empresa Integra Gestão em Saúde, facilita o rastreamento dos pagamentos, eliminando redundâncias e garantindo mais precisão nas análises dos serviços ambulatoriais e hospitalares prestados. "Fizemos um estudo preliminar e entendemos que o investimento se paga com a performance da economia gerada. A tecnologia analisa um número de dados que é humanamente impossível abarcar. Mas queremos ir além: levar a IA para a análise das autorizações dos procedimentos", afirma Patrícia Melo e Souza, diretora de Seguridade.


A auditoria em Saúde ocorre em dois momentos: a equipe de analistas da Fácil Informática, empresa contratada pela Real Grandeza para a gestão do sistema, verifica as faturas enviadas pelo prestador. Em paralelo, a equipe da Integra Saúde faz a análise dessa documentação para identificar possíveis erros nas cobranças assistenciais, duplicidades e divergências de valores contratados. Após a verificação, a equipe da Gerência de Benefícios de Saúde (GBS) revisa os apontamentos encontrados e busca promover, a partir destes achados, melhorias e ajustes nos processos de cobrança e pagamento aos prestadores. O processo tem como objetivo aprimorar controles e garantir que os prestadores recebam pelo serviço efetivamente utilizado pelo beneficiário.


A iniciativa é uma forma de diminuir o custo assistencial, visando ao equilíbrio financeiro da operadora. Para a analista responsável pela operação de Faturamento da Real Grandeza, Angélica Lima, o sistema de inteligência da Integra proporciona ganhos de eficiência, minimizando erros humanos e garantindo mais precisão nas análises: "Teremos um processo mais seguro, eficiente e ágil. Estamos nos adaptando a esse novo momento do mercado", diz.


(30/05/2025)